Mudamos de cara e de endereço!

Todas as nossas postagens foram migradas para um novo endereço. Para ler qualquer postagem no novo site, substitua o "http://viasdefatocom.blogspot.com/" no endereço da postagem por "http://www.viasdefato.com/".

Agradeceríamos também se noticiasse o site que te trouxe até aqui para que atualize o endereço do nosso link em sua página.

Obrigado!

terça-feira, 8 de julho de 2008

Fazendo Backup do Pen Drive e sincronizando os arquivos no Ubuntu com o Grsync

Este pequeno tutorial ensinará como fazer backup do pen drive no Linux e como sincronizar os arquivos, de sorte a tornar a operação mais rápida e prática.

Há algum tempo procurei no Google por um programa para Linux que servisse para fazer um backup simples do meu pen drive (usb flash drive) sempre que eu o plugasse no computador. Quem já perdeu um pen drive com todos os seus dados sabe muito bem a importância disso.

Infelizmente, tudo que encontrei foram sites ensinando a criar shell scripts - códigos utilizados no Linux e que realizam tarefas programadas, como uma espécie de programa mesmo. Ocorre que se trata de algo complicado para quem não é programador ou não quer ter que usar a linha de comando.

Desisti de procurar na Internet e passei a estudar os programas instaláveis através do Ubuntu. Após testar alguns, o que melhor me atendeu foi o Grsync.

Instale o Grsync através do menu Aplicações > Adicionar/Remover...
Antes de procurá-lo, escolha a opção Todos os aplicativos disponíveis no menu logo à direita do campo de busca. Agora basta buscar por grsync e marcá-lo para instalação. Para concluir, clique em Aplicar Mudanças.

Após instalado, o Grsync vai parar no menu Aplicações > Internet > Grsync. Execute-o (caso não encontre no local indicado, use Alt+F2 e digite grsync, dando Enter).


Na tela do programa, você pode usar e configurar a sessão default (padrão) ou criar uma nova (aconselhável) com o nome de sua preferência.

Veja o exemplo abaixo, no qual crio uma sessão chamada Backup Pen Drive.

No primeiro botão Browse, referente à fonte (source), indique o caminho para a pasta ou drive que será copiado. No segundo botão Browse, indique o destino (destination) da cópia, ou seja, o local onde a cópia será salva.

No exemplo, escolhi copiar o drive referente ao Pen Drive (/media/disk) para uma pasta contida dentro de uma partição do meu HD (/media/sda2/Pen Drive/).

Feito isto, vamos escolher as opções abaixo para que o backup seja feito sempre sincronizando os arquivos entre os dois caminhos escolhidos anteriormente.

Marque a opção Skip newer (pular mais novos), que faz com que os arquivos mais antigos contidos no pen drive não sobrescrevam/substituam os arquivos mais novos contidos na pasta de destino. Isto é útil caso você queira alterar algum arquivo na pasta de destino para depois mandá-lo para o pen drive, fazendo o caminho inverso, o que ensinarei logo adiante.

Marque a opção Windows compatibility para evitar erros de escrita nos arquivos e pastas que serão copiados. Isto ocorre quando copiamos arquivos e pastas contidos numa partição com Linux para uma partição com Windows ou com um sistema de arquivos utilizado pelo Windows (NTFS, Fat32 Fat16). Meu pen drive, por exemplo, utiliza o formato Fat32, o qual, acredito eu, é o formato mais utilizado para pen drives. É bom marcar esta opção ainda que não tenha certeza.

Pronto, agora basta clicar em Executar para transferir todo o conteúdo do pen drive para o destino escolhido. A primeira vez demorará mais pois a pasta de destino está vazia. Nas próximas execuções, o programa irá apenas atualizar a pasta de destino, ou seja, irá gravar apenas os arquivos e pastas novos e atualizar os mais antigos.

Entretanto, como falei antes, pode ser que você tenha feito alguma alteração num arquivo contido na pasta de destino e queira atualizá-lo no pen drive. Para fazer isso, basta inverter a ordem da fonte (source) e do destino (destination). Felizmente, não é necessário mudá-los individualmente, bastando clicar no botão logo à direita dos botões Browse, que tem o desenho de duas setas. Esse botão inverterá os dois caminhos, fazendo com que a fonte se torne o destino e vice-versa.

Essa inversão é bastante útil, pois permite que você utilize a pasta local (destination) como se fosse o pen drive e depois atualize o pen drive deixando ele igual à pasta, ou seja, atualizando os arquivos alterados e enviando os novos.

Venho utilizando esse programa para a finalidade acima e tem sido bastante útil.

Há algumas outras opções, além de Skip newer e Windows compatibility, que podem ser usadas. Você pode também criar outros backups (sessions) clicando em Adicionar.

Observe que a configuração sugerida acima manterá no destino os arquivos e pastas que tenham sido apagados na fonte. Como tenho mais espaço no meu HD (destino) do que no pen drive (fonte), preferi manter os arquivos do destino para, se necessário, apagá-los manualmente. Isso é útil caso você arrependa-se de ter apagado algum arquivo do pen drive, ou tenha apagado o mesmo apenas em alguma urgência para liberar espaço, coisa que costumo fazer bastante.

Caso prefira que os arquivos apagados na fonte sejam apagados também no destino, de sorte a manter os dois caminhos sempre iguais (sincronizados), marque a opção Delete on destination. Muito cuidado com esta opção, pois ela apagará tudo que estiver na pasta de destino e que não esteja na fonte!

Caso você altere o nome de alguma pasta ou arquivo na fonte (pen drive), ao executar a sincronização, o programa entenderá que se trata de um novo programa ou pasta, copiando-o completamente para o destino. Marcar Delete on destination fará com que o programa apague a pasta ou o arquivo com o nome antigo no destino, pois entenderá que tal pasta ou arquivo foi apagado na fonte. Isso evita a duplicidade de conteúdo (com nomes diferentes) no mesmo local.

Espero que esta dica seja tão útil como tem sido para mim.

Se tiver qualquer dúvida, crie um comentário para esta postagem, que responderei logo que puder.

11 comentários:

cbdias disse...

Interessante este recurso, porém, gostaria de saber se é possível gravar dados no pen drive no ubuntu, e sincronizar no XP, e vice-versa, no meu trabalho usamos XP, e em casa eu uso Ubuntu.

Preciso sincronizar o conteúdo de diretórios via pendrive.

Grato.

Adam.

Samuel disse...

Olá Adam.
É possível sim. Mas para sincronizar com o XP será necessário outro software, pois o Grsync não tem versão para Windows.

Embora meu foco seja GNU/Linux, como você é o primeiro a postar aqui no viasdefato.com, fiz uma rápida pesquisa sobre softwares de backup para XP:

Veja os programas abaixo. Destes, já utilizei o Cobian Backup, o qual recomendo.

- Cobian Backup
- dfg-Backup
- DBackup
- Drive Backup

A dica abaixo ensina como criar um script que faz um backup automático ao plugar o pen drive no computador. O autor garante que funciona tanto no XP como no Vista.
- Backup -Automático para pendrive

Boa sorte.
Abs.

Anônimo disse...

A Microsoft possui 2 soluções para isto:
Microsoft USB Flash Drive Manager
SyncToy v1.4

Samuel disse...

Boa dica. Estou instalando o XP numa máquina virtual para poder testar esses programas (e também para as futuras dúvidas envolvendo Windows).

Leticia Carvalho disse...

Olá, lendo as suas explicações vou aproveitar para solicitar uma informação: detectei um virus em meu pen drive e infelizmente exclui o mesmo. Tal virus estava instalado no caminho do pen drive, o qual foi excluido junto. Como posso criar um novo caminho (se é que posso)? Ou devo jogar meu pen no lixo e comprar um novo?

Samuel disse...

Olá Leticia.
Não entendi o q vc quis dizer com "caminho do pen drive".

Independente do que houve, vc pode recuperar os dados do seu pen drive se a placa não estiver danificada.

Explique melhor o que aconteceu para eu ver se posso ajudar...

Abs

Willian Lanzelotti disse...

Ae muito bacana o software facil e rapido,
recomendo a todos!!!

Abraço!

Anônimo disse...

Opa, ótimo tópico Samuel!!! Mto bom mesmo!!! Tenho 1 pergunta e 1 sugestão: será q eu podia criar um perfil chamado "pendrive-->pc" e outro "pc-->pendrive" e daí quando eu quisesse fazer o caminho inverso eu usava o perfil "pc-->pendrive"?? Tu achas que é possível, ou é melhor eu inverter os caminhos, como tu dissestes no tópico?

Agora a minha sugestão pro Adam, é o programa "Syncback" ele é excelente para sincronizar arquivos no windows!! nunca perdi nada com ele!!

Até mais,

Ricardo

Anônimo disse...

Opa, ótimo tópico Samuel!!! Mto bom mesmo!!! Tenho 1 pergunta e 1 sugestão: será q eu podia criar um perfil chamado "pendrive-->pc" e outro "pc-->pendrive" e daí quando eu quisesse fazer o caminho inverso eu usava o perfil "pc-->pendrive"?? Tu achas que é possível, ou é melhor eu inverter os caminhos, como tu dissestes no tópico?

Agora a minha sugestão pro Adam, é o programa "Syncback" ele é excelente para sincronizar arquivos no windows!! nunca perdi nada com ele!!

Até mais,

Ricardo

Samuel disse...

Olá Ricardo e obrigado pelo elogio.

Sua idéia deve funcionar perfeitamente, da forma que vc mesmo disse.

Se preferir manter um outro perfil que faça o caminho inverso, ao invés de ter que inverter os caminhos, o resultado será o mesmo.

Samuel.

Bruno Torres Viana disse...

Bom artigo.. foi muito util pra min.
Olha pra responder a pergunta acima sobre sincronizar dados do pen com o XP, existe um recurso do windows desde o 98 que se chama porta arquivos.

Com isso é possível, cria um porta arquivo na máquna com XP e copia todo o conteúdo do pendri para lá como cópia de sincronização. O XP verfica o que foi atualizado e mas as modificações tanto no pendrive quanto no porta arquivos.

Postar um comentário