Mudamos de cara e de endereço!

Todas as nossas postagens foram migradas para um novo endereço. Para ler qualquer postagem no novo site, substitua o "http://viasdefatocom.blogspot.com/" no endereço da postagem por "http://www.viasdefato.com/".

Agradeceríamos também se noticiasse o site que te trouxe até aqui para que atualize o endereço do nosso link em sua página.

Obrigado!

domingo, 29 de junho de 2008

Layout do blog adaptado para IE (Internet Explorer) 5, 6 e 7

Finalmente!
Consegui enfim tornar o layout do blog visível, de forma razoável, nas versões 5, 6 e 7 do Internet Explorer, navegador (browser) da Microsoft. Agora já me sinto muito mais tranqüilo para divulgar o

viasdefato.com

, já que muitas pessoas ainda utilizam o Internet Explorer ao invés do Mozilla Firefox. Convém citar que o blog continua funcionando melhor com o Firefox, mas agora os usuários do IE também poderão usufruir.

Passei dias editando o código do blog. Optei por usar um layout com três colunas, além de mudar completamente o modelo padrão oferecido pelo Blogger (serviço onde este blog está hospedado). Fiquei bastante satisfeito com o resultado final.

Para aprender a editar o layout do blog, recorri bastante ao site Dummies Guide to Google Blogger Beta, um excelente blog com diversos tutoriais sobre como criar e customizar um blog através do blogger.com. Excelente! Didático! Indico a todos.

Entretanto, como é sabido por quem trabalha com webdesign, cada navegador de internet (Firefox, Internet Explorer, Opera, Safari) traduz o código HTML dos sites de um jeito diferente, embora haja um padrão elaborado e mantido pelo W3C (World Wide Web Consortium). Assim, as colunas ficavam uma bagunça quando o blog era acessado através do Internet Explorer.

Após muito quebrar a cabeça, encontrei a solução no blog Snook.ca, que ensina uma espécie de macete pouco ortodoxo, mas que funcionou perfeitamente comigo. Optei por ele ao invés do método mais correto (usar condicionantes) pelo fato deste ser muito mais simples e prático. Caso experimente algum problema com este método no futuro, aprenderei a usar as condicionantes.

Enfim, agora estou bastante satisfeito com o atual layout, acho que posso deixar de mexer no código e começar a soltar o verbo nas postagens e nos podcasts.

Quem tiver qualquer sugestão ou crítica com relação ao layout sinta-se intimado a deixar um comentário. As opiniões são muito importantes para o aprimoramento do blog.

4 comentários:

dora disse...

olá, bom o seu post ( e a sua template ficou muito bem! ).
Tenho um enorme problema quando o meu blog é acessado através do I.E., só que, ao contrário de si - por não saber muito de web design -, não faço ideia de como fixá-lo. Será que lhe podia pedir alguma dica/ sugestão? Desculpe o incómodo, agradecia muitíssimo.

Um abraço grande.

Samuel disse...

Olá dora!
Obrigado pelos elogios, são sempre bem vindos.
Entrei no seu site pelo IE7, IE6 e IE5 e o único problema que pude identificar foi o menu da direita, que está com as letras muito pequenas. Li seu HTML e não pude identificar o porquê disso.

Era esse o problema? Perdão não ter ajudado.

dora disse...

Samuel obrigada por responder!

Sim, a coluna da direita de repente ficou assim ( há uns tempos ), sem que eu possa perceber a razão.
Também, para além disso, se baixar um pouco nos posts vai perceber que a partir de uma dada altura começam a ficar ilegíveis, quase como a barra lateral. Não sei mesmo o que fazer!
Queria muito manter este template, poder fixá-lo.

Muito obrigada pela sua atenção. Abraço de Lisboa ( com sol )

dora disse...

ps. tb no firefox, nesta ultima semana, a página abre com "ondas" ou seja, os ultimos 4 posts custam a estabilizar totalmente abertos, mas aparecem cortados em fatias transversais,... ( estou mesmo preocupada ).

Postar um comentário